Blog

We Blog:) Conteúdo de Qualidade a Serviço do Leitor
Saúde Mental - CENIPA
Saúde Mental - CENIPA

No dia 15/09/2022, participei, na condição de Médico da GOL Linhas Aéreas, de um grupo de trabalho empenhado em estudar condições preventivas no campo da saúde mental aeroespacial. O grupo é coordenado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e contou com a participação de diversas entidades, dentre elas a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).

O CENIPA é o órgão do Comando da Aeronáutica responsável pelas atividades de investigação de acidentes aeronáuticos da aviação civil e da Força Aérea Brasileira. As investigações são embasadas em dispositivos da Convenção Internacional de Aviação Civil da ICAO – International Civil Aviation Organization, órgão de referência mundial, que normatiza as leis sobre aviação civil internacional.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) foi criado em 1971, por meio do Decreto nº 69.565, como órgão central do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER). A criação do CENIPA representou o surgimento de uma nova filosofia a ser difundida no país: a palavra inquérito foi substituída e as investigações passaram a ser realizadas com o único objetivo de promover a "prevenção de acidentes aeronáuticos", em concordância com normas internacionais.

Em 1982, é criado o Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA), em cuja Sessão Plenária, sob a direção e coordenação do CENIPA, reúnem-se os representantes de entidades nacionais e estrangeiras, públicas e privadas, direta ou indiretamente ligadas às atividades aeronáuticas. Participam, ainda, organizações civis representativas de classes, como sindicatos.

Reunião CENIPA Saúde Mental Aeroespacial

O conhecimento adquirido com organizações de segurança de voo de outros países, aliado à experiência acumulada ao longo dos anos, resultou no aperfeiçoamento da doutrina de segurança de voo no Brasil e no estabelecimento das bases de pesquisa nesse campo: o trinômio “o Homem, o Meio e a Máquina", pilar da moderna filosofia SIPAER. Assim, as investigações de acidente aeronáutico são concentradas nos aspectos básicos, identificados e relacionados com a atividade aeronáutica, agrupados nos fatores Humano, Material e Operacional.

O Fator Humano compreende o homem sob o ponto de vista biológico em seus aspectos fisiológicos e psicológicos. O Fator Material engloba a aeronave e o complexo de engenharia aeronáutica. O Fator Operacional compreende os aspectos que envolvem o homem no exercício da atividade, incluindo os fenômenos naturais e a infraestrutura.

Reunião CENIPA Saúde Mental Aeroespacial

Para realizar sua missão, o CENIPA desenvolve anualmente atividades educacionais, operacionais e regulamentares. Além disso, como órgão central do SIPAER, tem como atribuições a supervisão, o planejamento, o controle e a coordenação de atividades de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos. Essas ações são realizadas num universo que envolve as três Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), empresas aéreas, entre outros representantes.

Fonte: Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA)

 

ADMISSIONA - SAUDE MENTAL, OCUPACIONAL E PERICIAS MEDICAS LTDA

Dr. Marcelo Amarante

Psiquiatra - Médico de Família e Comunidade - Médico do Trabalho - Médico de Tráfego

CRM/RS 42.408 || RQE's 38903; 29881; 29800; 29858

Missão, Visão e Valores

Onde nos Encontrar

ADMISSIONA - SAUDE MENTAL, OCUPACIONAL E PERICIAS MEDICAS LTDA

Porto Alegre / Canoas - Rio Grande do Sul

+55 51 9 8537-5589

dr.marceloamarante@outlook.com